Manifestação pede veto ao Ato Médico

Profissionais da saúde ocupam a Cinelândia e as escadarias da Câmara dos Vereadores para protestar contra a aprovação do projeto

O Sindicato dos Enfermeiros se uniu a diversos outros sindicatos de profissionais da área da saúde para protestar contra a aprovação do projeto de lei conhecido como “Ato Médico” e pedir que a presidenta Dilma Rousseff vete o projeto. A manifestação aconteceu na tarde da última sexta-feira (28/6) na Cinelândia. Os profissionais também ocuparam as escadarias da Câmara dos Vereadores durante o protesto.

As principais críticas dos profissionais de saúde ao projeto do Ato Médico são o fim da autonomia das diversas profissões da área e os prejuízos no atendimento ao paciente. “Acreditamos que toda profissão deve ser regulamentada, portanto, é justo que haja uma lei que regulamente a profissão de médico. Mas ela não pode ferir a autonomia de outras profissões que já são regulamentadas”, declarou a presidenta do SindEnfRJ, Mônica Armada, que esteve na manifestação. “Os pacientes ficarão na dependência de um médico para dar continuidade ao seu tratamento. Essa centralização vai engessar e aumentar o tempo do atendimento, prejudicando os pacientes”, completou.

Zuleida Vidal, diretora do SindEnfRJ, afirma que “hoje as políticas públicas de saúde contam com profissionais de várias áreas trabalhando de forma integrada e articulada e a sanção desse projeto irá penalizar os usuários do SUS.”